Menu

Dezembro chegou e com ele, a estação mais esperada do ano o Verãozão chegou chegando rapá nossa quantas vezes digitei "chega" né , uau caraca. Chega disso, já não guento mais com isso! Chega! Ihhhh, tá de sacanagem já. Tá bem, tá bem. Vamos recomeçar, hehe. Então, com o início do Verão e das férias, surgem várias ideas em nossas mentes. Do tipo, ir para praia, passear com os amigos(as), viajar,e etc.
E é aí, que nos esquecemos do fundamental para que possamos curtir tudo isso com segurança de verificar os cuidados que damos a nossa saúde. Pequenos detalhes como usar um filtro solar não somente nos horários onde a radiação solar é mais crítica, mas SEMPRE é isso aí mesmo, SEMPRE. Mas aí voce irá me dizer, mas sempre por que?
Porque mesmo quando temos um dia em que o sol não está tão latente ou em dias nublados, ainda assim temos uma "coisinha" muito perigosa que está lá, ainda que imperceptível aos nossos olhos, esta "coisinha" chamada Radiação Solar está presente, mas o que vem a ser isto?

A Radiação Solar é a energia que vem do Sol, ela chega à superfície da Terra em todos os comprimentos de onda ou freqüências, que incluem:

* luz visível : tem o efeito luminoso, corresponde à luz percebida pelos olhos e penetra até a hipoderme;
* IV (infravermelho): é o calor, penetra até a hipoderme provocando vasodilatação;
* radiação UV (ultravioleta): classificado em UVC, UVB e UVA. Todos eles são os responsáveis por causar câncer de pele.

- UVC: apresenta maior potencial carcinogênico em relação ao UVB.
- UVB: tem efeito direto induz o surgimento de lesões.
- UVA: capaz de causar câncer de pele em horários de alta incidência em quem se expõe todos os dias descuidadamente e ao longo dos anos.

Quais os problemas decorrentes da exposição excessiva ?


O câncer de pele constitui-se no problema mais freqüente, este tipo de câncer proveniente da exposição à radiação UV natural (ultra-violeta), isto é do sol, o qual constitui-se no maior agente etiológico.

Como se prevenir?

O Filtro Solar é a maneira mais fácil para se proteger e prevenir a pele dos efeitos indesejados do Sol tais como: câncer de pele, envelhecimento precoce , queimaduras solares, insolação, lesões nos olhos (catarata), desidratação e etc.
Sabe aquela sigla que vem nas embalagens dos protetores solares “ FPS”, sabe o que significa? Não? Então, se liga é bem simples!

FPS (Fator de Proteção Solar) dos protetores solares representa quanto tempo a mais que o tempo de eritema (tempo mínimo de exposição sem proteção) pode ficar exposto ao sol, entendeu? Vou dar um exemplo, tipo uma pessoa de pele tipo I (com o tempo de eritema de 5 minutos) caso ela use protetor solar FPS 30 (fator 30), terá proteção por 150 min (5x30).
Com o passar do tempo eficácia do protetor vai reduzindo, por esse motivo temos que atentar ao tempo recomendado de permanecia ao sol para que não ultrapassemos, pois a ultrapassagem pode nos expor aos raios solares e uma vez estando desprotegidos os riscos à saúde poderão surgir.

Existem vários tipos como: FPS 20, FPS 30, FPS 60, FPS 100. Para curtir numa boa o praia, piscina, aquele fut maneiro com a galera, devemos aplicar o protetor no mínimo com 30 minutos de antecedência à exposição solar, e repetir a aplicação após cada banho de mar ou piscina e depois de terminado o tempo de ação do protetor.

Além disso, não podemos nos esquecer de utilizar:
* protetor labial
* óculos de sol que tenham proteção contra ambos os raios UVA e UVB
* Evitar ao máximo o sol nos horários próximos ao meio-dia solar.
* boné
* camiseta de cores claras
* Beber muita água para compensar sua perda pelo suor.


Lembre-se:

O horário adeqüado para quem quiser tomar banho de sol é antes das 10h e depois das 16h!
E claro, USE O FILTRO SOLAR! Ele te ajudará a obter aquele bronzeado maneiríssimo te deixando gatinho(a) fazendo um sucesso nas festinhas com a galera, sem deixar sua pele envelhecida precocemente.
É isso aí, até a próxima!
Valeu galera, beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário